MEDICINA DENTÁRIA E ACUPUNTURA

A ferramenta ideal

O desenvolvimento tecnológico que atingimos nos dias de hoje, permite-nos validar muitos dos conhecimentos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, em particular da Acupuntura, trazendo-lhes o rigor baseado em evidência científica, que tantas críticas e dúvidas conspirava no mundo ocidental.

Dentro de várias áreas médicas, a Medicina Dentária apresenta-se com um conjunto de características próprias, que tornam a utilização da acupuntura uma ferramenta muito interessante para o médico dentista.

A dor, associada quer à patologia quer ao seu tratamento, a ansiedade e o medo frequentemente verificados nos pacientes antes da consulta, a necessidade de controlo hemorrágico em várias cirurgias, quer pela sua complexidade técnica, quer pelo tipo de patologias e/ ou limitações que os pacientes possam apresentar, a possibilidade de se verificarem situações de emergência, são bons exemplos de que, como foi dito, transformam a prática de medicina dentária num campo excelente para a intervenção complementar da acupuntura.

Com base numa revisão bibliográfica, e numa experiência clínica de acupuntura no tratamento médico-dentário, foram desenvolvidos protocolos clínicos capazes de atuar numa perspetiva de complementaridade.

Concluímos que estamos nas melhores condições de aliar o melhor dos dois mundos, juntando um conhecimento milenar com uma tecnologia desenvolvida, embora haja necessidade de continuar a investir em mais estudos randomizados e duplo cegos para que a acupuntura seja aceite como uma prática corrente.